sábado, 6 de abril de 2013

Olhar de criança

Ria. O mar é um grande lago. Nós que não percebemos. As crianças sabem disso. E como seria importante se todos nunca esquecem que existir é ter consciência que o conhecimento é limitado. E que a busca pelo conhecimento é uma maneira de manter a sobrevivência; em alguns momentos, não a nossa: a de vários. Por que tantas interrogações se podemos saborear a vida? Ria. O mar é infinito e não quer dizer que ele não seja um grande lago ou um lago grande.

Na vida não é preciso ganhar o mundo. Conquistá-lo é mais importante. E conquistar algo não é ter domínio sobre ele. É necessário o diálogo, a língua de quem não está mais entre nós é o silêncio. Aprenda a ouvir. A sua razão é apenas mais uma razão. Pode até ser a Razão, mas não a definitiva. Banhe a sua face com a água do amanhecer das montanhas. Aprenda a observar o beijo do beija-flor beijando a fulô. O ser quando amado, deixa de ser apenas um ser para ser o ser amado.

A existência pode nos enganar e, em alguns momentos, podemos dizer que somos melhores do que os demais. No fim todos somos iguais. Assim se concretiza a finitude ou infinitude da vida. Precisamos entender que choro que choramos não é por quem não se encontra mais entre nós: é pela parte deixada como vazio em nós. Amar é entender que todos somos iguais, mesmo sendo desiguais até demais.

As metáforas dos versos de um poema não existem para explicar alguma coisa. Elas são apenas metáforas e ganharão sentido de acordo com cada um. Ria! O mar pode até parecer infinito, mas um dia tudo acabará e só o amor permanecerá em algum ser vivo. O lago também é um mar, nós que não percebemos isso. As crianças sabem disso.

O canto do pássaro em sua miniatura não deixa de ser tão extraordinário quanto o canto de uma orquestra. É preciso observar as flores, elas sempre têm alguma coisa para nos dizer. Assim, também, como as pedras.

Eu não quero muito de você, sonho apenas que permita que eu possa te amar. E não pergunte como é o meu amor. O meu amor é como as flores: tem o cheiro ou o sabor que você degustar ou sentir.

O mar pode não parecer um lago, mas é um grande lago, as crianças sabem disso.

Por isso...

Ria...

adenildo lima


Nenhum comentário: