terça-feira, 9 de dezembro de 2014

5ª Carreata Sul-Poética: Um olhar para a poesia

Aconteceu no dia 07 de dezembro de 2014, em um domingo de sol, na zona Sul de São Paulo, no Grajaú, a 5ª Carreata Sul-Poética, idealizada pelo Centro de Arte e Promoção Social, CAPS, com realização dos coletivos do Grajaú. A carreata contou, também, com a presença do ilustre artista Gero Camilo, com a apresentação da peça “A procissão”.

A Carreata saiu pelas ruas do bairro do Grajaú, no extremo sul da cidade de São Paulo, e atravessou a balsa com destino à Ilha do Bororé. Antes de atravessar a balsa, as pessoas desceram rua afora declamando poesia e tirando fotos. Todos em uma extrema comemoração à essência poética.


Quando um grupo de pessoas se harmoniza para celebrar a arte, faz-se parecer nos olhares dos transeuntes um silêncio de contemplação à vida. Viver é poder sentir em cada sorriso a essência dos versos em louvor a existência. É de se admirar e de se respeitar esses seres humanos que dedicam um pouco do seu tempo para esses momentos.

Maria Vilani é um Ser ilustre, todos que a conhece, sabem a mulher incrível que ela é. Vilani corre, entrega-se de corpo e alma à arte, à cultura, carregando em si um objetivo: fazer com que as pessoas sejam um pouco mais humanas, pois eu acredito, sinceramente, que a arte humaniza um pouco mais a humanidade.


Foi lindo de se vê a apresentação da peça A procissão. Gero Camilo é um dos maiores artistas que temos no Brasil, com uma capacidade de interpretação merecedora de aplausos a todos os momentos. E é importante ressaltar que o palco foi montado em cima da grama, com pouquíssimos recursos para a montagem do cenário dramatúrgico. Mas, por outro lado, o artista é, realmente, um grande artista que dispensa comentários, dialoga com o público com uma facilidade movida pela essência poética transmitida através de sua fala capaz de fazer rir e emocionar crianças, jovens e adultos.


A 5ª Carreata Sul-Poética contou com diversas outras apresentações, além das citadas neste texto. Deixo aqui o meu mais sincero respeito e admiração por todos que realizaram esse evento. Em especial a Maria Vilani, para mim umas das maiores poetas que temos entre nós. E, ao ativar a sociedade, ela mostra com maestria o seu lado de Ativista Cultural.

A 1ª Carreata aconteceu em 1991. Maria Vilani, fundadora do Centro de Arte e Promoção Social, é a idealizadora da Carreata Sul-Poética, que tem como principal objetivo promover o encontro dos artistas da região e disseminar a Arte.

Que as pessoas em Ser e Essência sejam e tenham um pouco mais de poesia... Sempre... 

Adenildo Lima

Fonte das fotos:
A segunda foto foi retirada da página:
As demais foram retiradas da página:

Nenhum comentário: