sábado, 13 de dezembro de 2014

Severino

Qual o seu nome?, perguntou Severino.

Diante de sua pergunta o olhar da jovem parou por um instante. Olhou fixamente para Severino. Não queria responder? Sentiu vergonha de falar o nome? Não se sabe. Por que sentiria? Não existe nome feio. Somos nós que criamos uma narrativa de vida capaz de fazer com que o nome seja exposto e visível na face, no olhar. E o conceito de beleza é relativo.

As pessoas se tornam belas conforme sua essência, sua história. Não posso acreditar que aquela jovem sentia vergonha do próprio nome. Ter vergonha do nome é envergonhar-se de si mesmo. Os preconceitos caricaturados na sociedade não podem ser a base para o Eu de cada indivíduo.

Severino olhou intensamente para ela. Tudo isso ocorreu em questão de segundos. Segundos esses que falaram muito para ele. Sim, é claro, Severino é uma pessoa estudada, sensível à existência capaz de perceber as sensações sentimentais do outro em uma simples olhadela.

Será que ela não vai falar seu nome?, ficou se perguntando Severino. O que pode levar alguém a acanhar-se de si mesmo? Tantas perguntas ficaram rondando a cabeça dele.

E, com uma rapidez na pronúncia, como se não quisesse que Severino entendesse, disse:

Severina. E o seu?

Adenildo Lima

Nenhum comentário: