quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Dentre a saudade e a solidão...

Saudade. O que é a saudade? Perguntou-me a jovem garota, natural de um país da Europa. Por um segundo eu também me perguntei: o que é a saudade? Não sei, ela respondeu com um sorriso no olhar. Mas você sabe o que é solidão? Perguntei. Deve ser a mesma coisa que saudade. Respondeu ela. E mais uma vez eu me perguntei: o que é solidão?

Houve um silêncio entre mim e ela. Em seguida disse que a palavra solidão não existe no idioma dela. Não?! Falei entre risos. Não. Respondeu com um olhar interrogativo.

Mais uma vez o silêncio se fez presente...

E amor você sabe o que é? Sim, é claro, respondeu ela. E eu acrescentei: e a falta de amor você sabe o que é? Seria solidão? Interpelou ela. Também não sei, falei. E ela riu.

Veja, falei chamando a atenção dela, o importante é que entre mim e você reine dentre a saudade e a solidão o amor. Porque o amor é um sentimento nobre, e só ele é capaz de harmonizar a convivência humana.

E a solidão? Perguntou ela. A solidão, respondi, é um sentimento que precisa ser degustado com amor.

Adenildo Lima

Nenhum comentário: